TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

domingo, 5 de junho de 2011

ROB ROY COMO ROMANCE E SEU AUTOR



Desde o início do século XIX, prenunciava-se, no norte da Europa, o surgimento do Romantismo,baseado nos fundamentos do sentimentalismo e da liberdade de criação.


A Inglaterra antecipou-se às grandes inovações da cultura e da ciência, vivendo um pré-romantismo, cujo poeta mais destacado foi William Blake (1757-1827), e um romantismo que deixou marcas em toda a literatura ocidental.

Seus poetas delineavam as características da poesia romântica européia: recriação de paisagens e de situações exóticas, insistência na beleza e na morte e afirmação do 'eu lírico'.



Contexto histórico-social
Entre 1798 e 1832, a Inglaterra deu um passo decisivo para sua hegemonia mundial, graças à sua poderosa industrialização.

Com a Revolução Industrial, surgiu uma nova classe social: o proletariado. No plano político, continuou a monarquia constitucional, que sancionava as leis e os decretos propostos pelo Parlamento.

No plano ideológico, prevalecia a influência do racionalismo francês sob a forma do empirismo, cujo fundamento continuava sendo a razão.

Ao empirismo pode-se acrescentar uma nova tendência do pensamento: o idealismo baseado no sentimento como forma de conhecimento.


A influência do Romantismo



A Revolução Francesa, pelo que teve de força libertadora em relação à criação artística, em muito influenciou os poetas românticos ingleses, que buscavam a análise dos sentimentos – base do Romantismo –, sem descuidar do protesto e da rebeldia.

Tudo isso era imbuído de uma grande naturalidade nas formas e nos temas, o que colaborou para a popularização da literatura romântica inglesa entre as outras literaturas do Ocidente.
O romance histórico foi um gênero narrativo típico do Romantismo.

O escritor e o artista românticos não se sentiam integrados ao mundo industrializado e materialista da Europa do século XIX.

A recriação de lendas, de heróis medievais ou de épocas passadas permitia-lhes escapar dessa realidade.

Alguns desses heróis simbolizavam a luta contra a tirania e a opressão política e sintetizavam o esforço pela construção de uma identidade nacional.



O romance romântico


O Romantismo coloca-se como uma reação ao Neoclassicismo e ao Iluminismo. Cansados de sempre buscar uma explicação lógica para o que os rodeava, os intelectuais descobrem o medo e a emoção. O escritor romântico era um apaixonado pelo mistério, pelo oculto. Comovia-se não apenas com a visão de um templo grego, mas também com um mosteiro em ruínas, solitário e coberto de heras. Surge assim o interesse pela Idade Média. Foi a época das narrativas de terror de Bécquer e de Edgar Allan Poe, dos contos de fadas dos irmãos Grimm e do corcunda Quasímodo, de Victor Hugo, que se arrastava pelos corredores da Catedral de Notre Dame, de Paris.
O romântico era essencialmente pessimista e melancólico e refugiava-se na tristeza.

Acima de tudo, deixava-se condicionar pela paixão e pelos sentimentos, levando-os às últimas conseqüências.
Os autores românticos atribuíam grande importância aos estados da alma e aos sentimentos. Seus personagens, entristecidos, recusam a sociedade em que vivem marginalizados.

Românticos como Victor Hugo e Sir Walter Scott não desprezaram o gênero de aventuras e a exaltação dos heróis do passado.



WALTER SCOTT
Nascido em Edimburgo, na Escócia, Sir Walter Scott publicou, em 1814, Waverley, considerado o primeiro romance histórico, repleto de aventuras medievais. Rob Roy (1817), Ivanhoé (1819) e A Noiva de Lammermoor (1819), também são obras de Scott.


Romancista e poeta escocês (15/8/1771-21/9/1832).


Considerado o criador do romance histórico, cujo enredo se baseia na pesquisa e na reconstrução de dados e fatos reais do passado. Nasce em Edimburgo e forma-se em direito em 1792, mas não exerce a profissão.
Muito jovem ainda, publicou uma compilação de poesias escocesas: «Os Menestréis da Fronteira Escocesa» que reúne canções populares..
Interessado no trabalho literário, passa a pesquisar a história e as tradições regionais escocesas. Entre 1802 e 1803 os vinte e dois anos, Walter Scott era já considerado o primeiro poeta nacional,
Em 1805, inspirado em histórias de tradição oral, escreve o poema O Canto do Último Menestrel, de grande sucesso onde se adivinhava ligeiramente o surto que o seu espírito estava conseguindo.
Em 1808 funda a revista literária Quartely Review e intensifica suas pesquisas.
A partir de 1814, dedica-se aos romances. Com obras como A Noiva de Lammermoor e Uma Lenda de Montrose, torna-se responsável pela reabilitação desse gênero em seu país, até então visto como imoral.

Inspira-se na história da Inglaterra para escrever romances de enredo medieval, como ROB ROY (1817), o clássico Ivanhoe (1819), The Abbot (O Abade, 1820) e Quentin Durward (1823).
Obtém sucesso com eles, a ponto de ser o primeiro escritor a fazer fortuna com essa atividade. Entretanto, perde todo o lucro acumulado com a falência da editora Constable, à qual se associara. As dificuldades financeiras enfrentadas nos últimos anos de vida, o leva a publicar obras de qualidade inferior. Morreu no Castelo de Abbotsford, em Roxburgh.



ROB ROY
Rob Roy é um romance de Walter Scott , escrito em 1817 e baseado no famoso herói popular escocês Robert Roy MacGregor (7 de março de 1671, 28 de dezembro de 1734).
A história deste herói já atraiu a atenção de outros escritores como Daniel Defoe , que escreveu uma versão ficcionada da vida de Rob Roy, em 1723, em um livro chamado Highland Rogue ampliando sua lenda, e isso influenciou o perdão que recebeu por parte de George I. A publicação do trabalho de Rob Roy por Sir Walter Scott , em 1817, é outro exemplo de um enorme elenco de livros inspirados, antes e após a figura desse personagem.
Em 1995 chegava às telas de cinema pela 3ª vez, a história de Rob Roy. O lançamento do filme, literalmente baseado em sua obra, dirigido por Michael Caton-Jones e estrelado por Liam Neeson, foi o que provavelmente, levou muita gente a olhar para trás e redescobrir o herói clássico dos planaltos. Talvez seja esta, a obra de Walter Scott que tenha maior popularidade entre eles.

O orçamento de Rob Roy - A Saga de uma Paixão foi de US$ 28 milhões;

O primeiro filme ocorreu em 1922, com Robin Roy, e o 2º, com O Grande Rebelde, em 1953.

Nenhum comentário:

Postar um comentário