TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

sábado, 28 de maio de 2011

A HISTÓRIA DO CLAN MACGREGOR






Por Gael MacGregor



No gaélico escocês, a antiga língua do nosso povo, "Mac" significa "Filho de". Nós do Clã Gregor, somos os Filhos de Gregor, os Seguidores de Gregor, e mais conhecidos como os MacGregors. O nome McGregor é apenas uma (forma inglesa) versão encurtada do nosso nome.
A história do Clan Gregor, é talvez a mais emocionante e fascinante de todos os clãs da Escócia [Sim, nós somos humildes, também ... * grin *].










É um conto de aventura, cobiça, bravura, romance e opressão, tecida sobre um fundo de traições e intrigas.
O lema do nosso Clan (no caso de alguém ser tentado a esquecê-lo * sorriso *) se encontra não só no nosso escudo de armas, mas em nossa insignia e no escudo do clã também.
(O Clã Gregor é um dos mais antigos clãs, e o nosso lema orgulhosamente se embasa na crença tradicional profundamente arraigada com razão! (-Toldya que fomos humildes * HEE HEE *) de que somos descendentes de Grig (ou Griogair [Gregor]) , um rei do século 9, e através dele, dos antigos reis de Alba (Escócia).



A afirmação 'S Rioghail Mo Dhream
(Literalmente: "Minha raça é real") pode ser remontada assim:
Dunsufferige era a capital de Pictland. Os pictos foram as primeiras pessoas na Escócia, e foram aqueles que expulsaram os romanos. O curioso, também ... 'Era que os romanos deram o nome de "Imagem" ou "Picti" para as tribos itinerantes, que então viviam ao norte do rio Forth. Por quê? Essas tribos pintavam o corpo e / ou a sua tatuavam a pele com madeira coloridas para produzir desenhos complexos... Daí a palavra romana "Picti" ou "imagem" tal como a conhecemos hoje em dia. Enfim... Depois se converteu em Pictland Alba, que foram governados por reis com o nome de MacAlpin. Em 849, o rei Kenneth MacAlpin uniu os pictos e os povos celtas que tinham emigrado para o que conhecemos como a Escócia. Quando Kenneth morreu, seu irmão mais novo, Gregor tornou-se rei. AH! Então é aí que a peça do quebra-cabeça Gregor se encaixa! Ta Dah!, como meu "Irmão Escocês", Gália, diria eu!
Um clã das Highlands, as terras ancestrais MacGregor se encontravam na margem leste do Loch Lomond, através de Glenorchy, Glen Dochard, as Montanhas Trossick bloqueio para Katrine, Voll Loch e o de Balquhidder Braes. Estes extensos territórios nas terras altas centrais, de Argyll de Aberdeenshire, eram cobiçados por outros, especialmente os Campbells, que, ao longo dos anos, obtiveram várias cartas legais para desapropriar os MacGregors (nenhum amor perdido aqui, uma oração proferida por gerações de MacGregors declarou: "frae oo ganância "dos Campbells, livrai-nos Bom Senhor!").
Sem terra, espalhados e conduzidos por um sentimento de vingança, muitos dos MacGregors foram levados á invadirem e saquearem os bens daqueles que os haviam expulsado. Então... a nossa reputação como clã de bandidos e foras da lei, não foi inteiramente imerecido, mas dada a história, os MacGregors eram tanto como pecado contra os pecadores. Mais ainda, tendo em vista as leis muito severas que foram aprovadas contra o clã.



Apesar das sérias dificuldades, o espírito e a unidade do clã permaneceu intacta e o clã sobreviveu a elas. Os MacGregors estavam determinados a lutar por aquilo que acredito ser justamente nosso:








Sliochd dùthchasach righrean nan



Bha thuineadh an Dùn-Staibhnis,



Aig um crùn nd h-Alb 'o robh assim



'S aig um "dùthchas bheil ris fathast.





(Descendentes herdeiros dos reis




Que habitaram em Dunstaffnage,




Que possuiam a coroa da Escócia originalmente




E que ainda têm direito hereditário a ela.)
(Tradicional)



Certamente, a política da época desempenhou um papel. Foi um partido Griogaraich inicialmente desprezado, para o Clan Gregor desde tempos imemoriais realizado suas terras na forma tradicional, isto é, por um coco 'chlaidheimh (à direita da] Claymore [espada).
Isto provou ser desastrosa arrogância, para o jogo político era aquele que os outros, especialmente os Campbells, desempenharam com grande competência.
O rei Robert Bruce deu o baronato do Loch Awe aos Campbells por sua ajuda na elevação dele ao trono.
Loch Awe estava em terras dos MacGregor (oopsie), e sua vida e de Bruce os deixou em mãos dos Campbells já eles iriam tomar posse da área.
Os Campbells construiram o castelo de Kilchurn e os MacGregors foram forçados a recuar mais ainda em terras ancestrais, até as que finalmente limitam Glenstrae.
Chefe do clã Gregor, Iain the Black morreu em 1519 sem um herdeiro masculino.
Os Campbells apoiaram Eian MacGregor como chefe já que ele era casado com a filha de Sir Colin Campbell, de Glenorchy.
O filho de Eian, Alistair, lutou contra os Inglêses na Pinkie Cleugh, mas morreu pouco depois.
Em 1560, lutaram “o bandido” Gregor Roy MacGregor os Campbells após Sir Colin Campbell, de Glenorchy se recusar a reconhecer o seu direito à suas propriedades.
Em 1570 ele foi capturado e assassinado pelos Campbells. Seu filho, Alistair, assumiu como chefe, mas foi incapaz de parar a perseguição dos MacGregors pelos Campbell.
Subestimar o valor de cultivo e habilidades políticas diplomáticas custou aos MacGregors valorosa perda de terras e muitas vidas inocentes. A mais difícil perda de todas, foi porém, a do direito ao uso de nosso próprio nome, nosso próprio direito por nascimento!

Uma série de atos rebeldes de desafio, devido à usurpação de terras MacGregor levou finalmente o clã a ser proscrito e o nome do clã proibido.
Posteriormente ao reinado de James VI, durante o reinado de Charles II, a proibição foi temporariamente suspensa. (Isso foi devido ao fato de que, apesar da proibição o clã, duzentos MacGregors lutaram contra Cromwell durante a guerra civil. Foi em gratidão por esta coragem e lealdade que Charles revogou a proscrição do nome MacGregor).
Guilherme de Orange, no entanto, imediatamente após subir ao trono, re-impôs o banimento.

Em 1589, o guarda Florestal da Mata Real de Glen Artney, John Laird quarto senhor de Ernoch Drummond, havia sido instruído a fornecer carne de veado para a festa de casamento do rei James VI. Como era a sua tarefa, Drummond disse ter descoberto uma faixa de MacGregors em jogo de caçar veado na reserva real, surpreendendo-os. Capturou alguns deles, e executou-os sumariamente no local, por causa disso. Diz-se que, em retaliação, pela caça furtiva, os parentes restantes mataram Drummond, supostamente, cortando-lhe a cabeça, primeiro desfilando na casa da irmã de Drummond, Lady Margaret Stewart de Ardvorlich (ficando louca no processo), e depois levá-la com eles de volta para Balquhidder Kirk. [A pesquisa recente indica que era provável a "mão" de Drummond, não a cabeça, que foi cortada, e que era altamente improvável, dada a hospitalidade demonstrada aos MacGregors por Lady Stewart no seu regresso a casa, que teria se comportado em dessa forma. Além disso, as partes supostamente envolvidas eram parentes, embora relativamente distantes na relação. Ah, os erros de transcrição!]. Agora... à partir das informações acumuladas, incluindo um depoimento dado por Alexandre MacNab, há indícios de que não foram mesmo os MacGregors que fizeram o trabalho sujo! Podem ter sido os MacIans ou os MacDonalds de Glencoe que tenham sido apanhados na caça furtiva e, simplesmente, outro caso de intriga de uma história para atender a finalidade prevista: privar o MacGregors de todas as suas terras ancestrais, que eram consideráveis. No entanto, o Conselho Privado foi solicitado "pela justiça" pelos sobreviventes de Drummond, e em 04 de fevereiro de 1590 emitiu uma comissão para uma longa lista de nobres (Colin Campbell, Conde de Argyle, sobretudo entre eles), para procurar e apreender alguns chamados MacGregors considerados responsáveis . Foi ainda recomendado que todos os MacGregors fossem capturados e punidos, pois se algum fosse inocente deste crime em particular, eles certamente eram participantes de outros crimes (don'tchya adoro a lógica?). Esta comissão permitiu que fosse usada qualquer medida, incluindo o uso da força letal, por qualquer um que trouxesse um MacGregor ou alguém associado ao Clan Gregor à justiça, que recompensava os captores com a metade do valor de qualquer propriedade este que tivesse e era automaticamente executada.
Um pouco aquece o seu coração, não é?: (Felizmente o suficiente, porém, o fato dos Drummond e os MacGregors terem lutado lado a lado quando o exército escocês, comandado pelo príncipe Bonnie Charlie enfrentou seus inimigos na batalha de Prestonpans em 21 de setembro de 1745, parece indicar que os MacGregors e os Drummonds não têm entre si a culpa do que aconteceu em Glen Artney em 1589. Os Campbells, por outro lado ... mas eu estou divagando...



Durante uma rixa com o clã Colquhoun, em 1603 (possivelmente poderia ter sido sobre ... uhm ... digamos ... da terra?), O Chefe Alexander MacGregor lutou na célebre batalha de Glenfruin (perto de Loch Lomond). Quando a maré da batalha se deslocou para a MacGregor, os Colquhouns deram meia volta e fugiram. Alguns dos MacGregors foram em perseguição, e uma série de Colquhouns foram mortos. As viúvas e mães lançaram as camisas com sangue de seus parentes mortos na frente do rei James VI e reclamoram da brutalidade dos MacGregor. Este, juntamente com outras circunstâncias, conduziram à acusação do clã, levando o Laird (Senhor) MacGregor e muitos de seus seguidores, a serem executados em 1604.



O que isso significa? Esta proibição, que vigorou por cerca de 170 anos afirmou, entre outras coisas:




1. Os bebês ainda não nascidos não vão usar o nome MacGregor, sob pena de morte.




2. Não mais do que quatro devem se reunir ao mesmo tempo, sob pena de morte.




3. Eles não devem levar nenhuma arma, salvo uma faca sem ponta para cortar sua carne.




4. Matar um MacGregor não é crime, mas deve ser incentivado.





Sem nome, sem terra, e fora da lei com uma recompensa por suas cabeças, teria sido mais fácil para os nossos antepassados se conformarem e desaparecerem da história, como um clã.



A derrota e a desgraça, no entanto, não são da natureza MacGregor. [Nós somos os originais "Molly Brown insubmergível" tipo: "é baixo, ainda não! I"] O clã rumou para as colinas, tornou-se conhecido como Clann um "Ched (The Children of the Mist), e se defendeu. O clã de alguma maneira sobreviveu.







Griogaraich cruadail fhàilinn arma,



Bha IAD h gu-uasal rioghail riamh;



riamh 's Gach Aite' dian s nd Chaidh blàraibh '



S gniomh an làimh a chòmhdach.









Clan Gregor impecável em ousadia,



Eram mesmo nobre e real;



Os homens que sempre profundamente unidos em batalhas



Em toda parte, e deu provas da sua valentia.
(Duncan Macintyre Bàn )








Melhores tempos finalmente prevaleceram. . John Murray-MacGregor, que fez fortuna em Londres, conseguiu assegurar uma lei do Parlamento (em Novembro de 1774) em favor dos membros do clã dos Gregor, em que as medidas repressivas contra o clã foram revogadas e o nome foi restaurado. Com a suspensão dessas leis severas contra o clã Gregor, membros do clã e agregados jogaram fora seus nomes fictícios, e reassumiram o nome MacGregor.
Nessa época, havia 826 MacGregors que queriam reivindicar a chefia, mas que foi concedido ao general John Murray, que se nomeou baronete em 1795, ano em que, tendo sido eleito presidente designado (a chefia era de jure e de fato sem assinar), reconhecido chefe e premiado com os braços planície, por decreto de Lyon Tribunal como Chefe da MacGregor.
O caminho da história não foi fácil para o nosso clã, e sua sobrevivência durante os tormentosos anos sombrios da proibição é, agora, um tanto mais ameno para ele.
Embora os anos de repressão tenham mais de dois séculos passados, os MacGregor, hoje, não importa onde estejam, podem ainda encontrar conforto e força em recordar e saber:







Enquanto não há folhas na floresta
E a espuma no rio,
MacGregor, apesar deles,
Reverdecerão sempre!
(Sir Walter Scott)







O chefe hereditário do clã é Brig. Sir Gregor MacGregor, Baronet de Bannatyne, Newtyle Angus, na Escócia.
O Clã Chieftain (Chefe)Honorário americano é o Sr. Malcolm G. MacGregor of Florida. Malcolm MacGregor G. da Flórida.
Atualmente, o Chefe Honorário da Sociedade Clan Gregor, Oeste dos EUA capítulo, é Carolyne McGregor Long (sim! uma mulher!), Uma MacGregor de Glen Mor



Mais informações http://www.clangregor.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário