TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

sábado, 21 de maio de 2011

HEROIS ESCOCESES II - ROBERT ROY MACGREGOR




INTRODUÇÃO

Rob Roy MacGregor, indescritivelmente, é o herói mais românticos da Escócia, um bandido e um inimigo, de longa data, de Montrose.

Então, era bem conhecido, mas o que ninguém pensou em fazer foi escrever uma descrição de sua constituição física, ou qualquer registro direto de sua infância e juventude.

Assim, rastrear Rob Roy é hoje embarcar em uma meticulosa pesquisa através dos arquivos, registros imobiliários e mitos populares, enriquecidos e confusos com os fios românticos que tem crescido em torno dele.
Dessa forma, pesquisando daqui e dali, cheguei ao livro de WH Murray que reúne novas interpretações da vida de Rob Roy para produzir uma nova compreensão do caráter, ações e motivações de um homem que se tornou um mito e um símbolo da Escócia.

Murray mostra em sua obra, que a fama de Rob Roy advém de sua extraordinária força de caráter, ao invés de sua política ou do seu lugar nos escritos de Sir Walter Scott. (o livro de Sir Walter, encontra-se disponível nos sites http://www.online-literature.com/walter_scott/rob-roy/
http://www.gutenberg.org/ebooks/7025)

Sua missão política externa falhou, mas a sua resolução extraordinária na adversidade ganhou seu lugar na história e na lenda. Uma biografia fascinante.

Este livro inspirou o filme com Liam Neeson, mas é muito mais do que um vislumbre dos incidentes narrados no filme.

WH Murray deu um olhar bem pesquisado, bem documentado na vida altiplana que permite ao leitor se colocar no lugar do highlander escocês.

Tudo, desde a estrutura do clã, as rivalidades, a opressão Inglêsa, como transportar um punhado de aveia mergulhada em um fluxo de ração diária, está tudo lá.

Murray nos dá informações muito detalhadas sobre as sutilezas do clima político em constante mudança e sentido de injustiça dos MacGregor.
Este livro é uma leitura obrigatória para qualquer um com interesse na Escócia, no Clã MacGregor, ou de passagem pelo próprio Rob Roy.
É um livro para um estudioso ou para uma pessoa que mergulha na história da Escócia, pela primeira vez.

Um excelente livro sobre Highlanders e existem poucos livros preciosos disponíveis sobre o tema.

O autor considerou uma vasta quantidade de fontes, bem como as edições bilíngües publicadas pela Sociedade Acadêmica de Textos Escocesa, dos livros só faltam fontes de língua gaélica.

Ele nos apresenta uma ampla compreensão da política e da economia do período, no que é único, e é uma tentativa de compreender a sociedade gaélica.

O "Creach" ou invasão de gado é explicado sob o ponto de vista das montanhas e é um costume santificado no grande épico irlandês "Tain Bó Cuailgne".

O formato é muito atraente como eventos históricos relacionados com a colorida vida deste homem honrado.
É um relato escrito de forma elegante, completa, equilibrada e fascinante sobre um homem muito admirado merecidamente.
O autor oferece um abrangente plano de fundo histórico e social e uma biografia detalhada.

A história real, não à moda hip atual celta. Achei o livro comovente e inspirador.

Um retrato de um homem honrado, inteligente e corajoso, vivendo a sua vida pelas leis do seu tempo, um homem que merece ser lembrado.
O filme de Rob Roy, com Liam Neeson, funciona surpreendentemente próximo a este livro.

Se você se sentiu inspirado pelo filme, acho que você vai gosta muito desta biografia.
Eu também recomendaria John Prebble as suas obras clássicas sobre Culloden e Glencoe e os espaços de Highla.

Mas antes de entrarmos na matéria propriamente dita sobre a verdadeira biografia de Rob Roy (e para que possamos entender suas ações), necessário se faz tomarmos conhecimento da história do Clan Gregor, que é talvez a mais emocionante e fascinante de todos os clãs da Escócia.

É um conto de aventura, cobiça, bravura, romance e opressão, tecida sobre um fundo de traições e intrigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário