TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O TARTAN (OU TARTÃ)

Falar sobre a ESCÓCIA e não falar sobre o KILT, é cometer um pecado. E, falar sobre o kilt e não falar sobre O TARTAN, é cometer um pecado maior ainda. Em Edinburgh, cidade medieval, com castelos, muitas histórias de fantasmas, peixe frito com cerveja e uma garoa constante, mesmo no verão é frio, pelo menos para os padrões de uma brasileira do RIO de JANEIRO. Mas em todos os cantos que se olha há homens vestidos com tartãs, desde o traje completo à venda em vitrines à mistura com peças informais, como os garotos que tocavam na rua.

Para os escoceses, usar um tartan é uma honra, uma tradição, que vem desde o século XII, quando a região era organizada pelo sistema de clãs familiares e cada um destes grupos tinha uma padronagem de xadrez que os identificava.




Usar um tartã não é escolher o padrão de xadrez que se ache mais bonito, mas é carregar o nome da família a qual se pretence.



O legal é que na Escócia existem tabelas com os sobrenomes e as padronagens correspondentes à elas.



São feitos em tecido de lã bem quente para suportar o frio e junto com uma dose do tradicional scotch whisky não há quem não fique com as bochechas coradas.


O Tartan cloth é o padrão nacional Escocês, tipicamente utilizado em tecidos de lã.


Caracteriza-se por respeitar determinadas regras relativas à composição e proporção das cores.


O tartan Escocês tem a sua origem na roupa tradicional dos antigos clãs Escoceses; cada clã distinguia-se dos outros pelas cores e tamanhos do xadrez das roupas.


Alguns clãs tinham roupa com diferentes combinações de cores para usar em ocasiões diferentes. O tartan Escocês é um dos mais antigos desenhos de lanifícios e com maior valor estético; os diversos tipos são ainda hoje referidos pelos nomes dos clãs originais.



Os padrões são usados frequentemente em vestidos, saias, calças, fatos e casacos compridos de senhora.



Mas também são aplicados nos forros dos casacos desportivos, nas coberturas de malas e periodicamente surgem como material na moda para casacos de homem e outras utilizações. Nome dado pelos Escoceses "scotal tartan" (= padrão do clã).


Outras fontes dão como origem o Espanhol "tiritana" (= tecido com pequenos quadrados). No Proximo post, A HISTÓRIA DO TARTAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário