TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O CLURICAUN


O cluricaun (pronuncia-se /KLU-ra-Kãn/), ou clobhair-ceann na região de O’Kearney, é uma criatura do folclore irlandês muito semelhante ao seu primo, o leprechaun.
Há inclusive autores que indiquem que os cluricauns sejam uma “forma diferente” do leprechaun, assumida por este após seu trabalho diário ou em certos momentos do ano.
Acredita-se que vivam sempre consumindo bebidas alcoólicas ou bêbados mas, ao contrário dos leprechaun, costumam ser solitários e insociáveis.
Durante suas bebedeiras, gostam de montar em ovelhas, carneiros e cachorros como se estes fossem cavalos e cavalgá-los freneticamente pela noite, mas se forem bem tratados por um humano protejerão sua adega de vinhos e sua casa.
No entanto, se maltratados, irão depredar a propriedade do agressor, bem como furtar ou derramar seu vinho.
Cluricaun apesar de pouco conhecido é na verdade o mesmo ser que o Leprechaun, porém um Cluricaun pode se dizer que é um Leprechaun nas horas não boas, em geral de noite.
Cluricauns são altamente beberrões e pirracentos, deixam de ser simpáticas criaturas belas para se tornarem criaturas com nenhum senso de ética, respeito, pudor ou higiene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário