TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

domingo, 18 de julho de 2010

UMA VIAGEM À IRLANDA

A ilha da Irlanda tem uma extensão de mais 84 421 km², dos quais cinco sextos pertencem á República da Irlanda, constituindo o restante a Irlanda do Norte.
É banhada a oeste pelo oceano Atlântico, a nordeste pelo canal do Norte, a leste pelo mar da Irlanda e a sudeste e sul pelo canal de São Jorge e pelo mar Céltico.
A costa ocidental da Irlanda consiste principalmente de arribas, colinas e montanhas baixas (o ponto mais elevado é o Carrauntoohil, com 1 041 m).
O interior do país é predominantemente composto por terras agrícolas relativamente planas, atravessadas por rios como o Shannon e ponteado por vários lagos grandes, os loughs.
O centro do país faz parte da bacia hidrográfica do rio Shannon, e contém grandes áreas de paul, usados para a produção de turfa.
O clima temperado da ilha é modificado pela corrente do Atlântico Norte e é relativamente suave. Os verões raramente são muito quentes, mas é raro fazer muito frio no inverno.
A precipitação é muito comum, com até 275 dias de chuva por ano em algumas partes do país.
As cidades principais são a capital, Dublin, na costa oriental, Cork no sul, Galway e Limerick na costa ocidental e Waterford na costa sudeste .

Principais Cidades

Dublin
Dublin deve seu nome à palavra Dub Linn, ou seja, lagoa negra. Nessa porção de água, formada quase na foz do rio Liffey, os celtas tinham um santuário religioso. Essa posição estratégica voltada para o canal entre as ilhas britânicas foi tomada pelos vikings no século 8 e, depois de muita briga, os mesmos acabaram expulsos pelos celtas.
O alívio não durou muito, porque uns poucos séculos depois aportaram os normandos. Dessa mistura (sobretudo dos vikings) é que vem o cabelo vermelho dos dublinenses, a cultura dos pubs e provavelmente a simpatia, o que você pode ser comprovado, conhecendo-se um entre os mais de um milhão de moradores.
Dublin é a capital da República Irlandesa, com seus 500mil habitantes é a cidade mais povoada da Irlanda, apesar de ser o país menos populoso de toda a Europa. A cidade situada na bacia do Rio Liffey é detentora do porto mais importante da região, além de ser grande produtora de cerveja, eletrônica, mecânica e destilados. O que faz de Dublin o centro econômico e político Irlandês.
Um bom período para se visitar a cidade seria durante o verão. (Apesar de que o nome “verão” indica apenas a época do ano. Dublin é conhecida por haver as 4 estações no mesmo dia! Chove, faz sol, faz frio e faz calor. Quer dizer, calorzinho…)

Clima

Janeiro – máxima de 8º C e mínima de 3º C
Fevereiro – máxima de 8º C e mínima de 3º C
Marco – máxima de 9º C e mínima de 3º C
Abril – máxima de 12º C e mínima de 4º C
Maio – máxima de 14º C e mínima de 7º C
Junho – máxima de 17º C e mínima de 9º C
Julho – máxima de 19º C e mínima de 12º C
Agosto – máxima de 19º C e mínima de 11º C
Setembro – máxima de 17º C e mínima de 9º C
Outubro – máxima de 14º C e mínima de 8º C
Novembro – máxima de 10º C e mínima de 4º C
Dezembro – máxima de 8º C e mínima de 3º C


A cidade é extremamente cosmopolita, deixando a impressão que existem mais estrangeiros que irlandeses pelas ruas. Talvez por isso, os cidadãos dublinenses sejam tão receptivos aos turistas.
A cidade tem uma vida noturna muito agitada e famosa por seus pubs regados a música tradicional irlandesa e muita cerveja Guinness. O primeiro lugar a se conhecer é sem dúvida o Temple Bar, e depois se pode esticar em uma disco nas proximidades da O’Connel Street e Grafton Street.
Durante o dia, um passeio aos parques públicos é aconselhável. Destaque para o Stephen’s Green e para o maior parque urbano da Europa, o Phoenix Park. Dublin é uma cidade para se passar pelo menos 4 dias em uma viagem à Irlanda.


Pontos Turísticos
Temple Bar
Grafton street
Merrion Square
Parnell Square
O’Connell Street
Trinity College
Dublin castle
Catedral de St. Patrick
Guinness Storehouse
Centro Cultural James Joyce
Fontana Anna Livia Millenium
Parque St. Stephen’s Green
Jardins Iveagh
National Botanic Garden
Phoenix Park


Cork
Situada na região sudeste da ilha, Cork é a segunda cidade da república da Irlanda, depois de Dublin, da qual sempre tentou manter uma certa independência. A zona mais importante e interessante da cidade é o bairro de Quays, que desde os tempos de primeiro crescimento (cerca de 1500 anos atrás), representa o coração cultural e comercial de Cork. O clima é levemente mais agradável que no resto da Irlanda, graças à sua posição meridional e a proximidade com o mar. A cidade sempre representou o principal centro do Movimento Feniano, por isso é também o segundo centro político da Irlanda.


Principais Pontos Turísticos
Castelo Bernard
Castelo Blarney
Monasterio castlemartyr carmelite
Local de nascimento de Michael Collins
Catedral Cobh
Catedral St. Finbarr
Ruínas Timoleague Franciscan
Ponte Trinity
Castelo Connagh
Castelo Desmond
Forte James
Drombeg Stone Circle
Temblerbryan Stone Circle


Galway
Situada no lado oceanico da ilha, Galway é a cidade mais importante da Irlanda ocidental. Uma cidade que vive basicamete da pesca e da Industria. Muito simpática, mas com poucas atrações turísticas dentro da cidade.
Geralmente os turistas que visitam Galway fazem os passeios nas ilhotas e penhascos próximos a cidade.
Com um clima chuvoso na maior parte do ano e paisagens exuberantes, Galway é um ponto crucial da ilha pra quem gosta de Natureza bela e virgem!!!
Um passeio imperdível em viagem Irlanda, é o Cliffs Of Moher! Uma das paisagens mais belas que já vi!


Principais Pontos Turísticos
Praça Eyre
Muros da cidade Medieval
Kirwan’s Lane
Castelo Lynch
Galway Arts Centre
Arco Espanhol
Catedral de Galway
Ilas Aran
Hill of Doon
Castelo Ross
Ciff’s of Moher


Kilkenny
Situado às margens do rio Nore, no sudeste da Irlanda, Kilkenny é uma das cidades históricas mais importantes da república, aliás uma das mais belas pra se visitar. Caracterizada por um clima mais agradável que no resto do país, a cidade de origens antiguíssimas, viveu o seu maior esplendor nos anos de 1300, quando o seu castel hospitava o Parlamento. É um centro turístico importante, famoso por sua produção de uma excelente cerveja. Não se pode perder em uma viagem irlanda.


Principais Pontos Turísticos
Black Abbey
Castelo Kilkenny
Castelo Yard
Castelo Grace
National Craft Gallery
Casa Rothe
Casa Shee Alms
Catedral St. Canice
Cervejaria St. Francis Abbey
St. Kieran’s college
The Thosel
Teatro Watergate
Woodstock Garden
Parque Castlecomer
Parque Jenkistown
The watergarden


Limerick
Limerick é por população e importância, a terceira cidade da Irlanda e se encontra às margens do rio Shannon, o maior rio da ilha. A cidade é constituída de uma parte antiga, chamada de Irishtown, e da parte nova, Newton. Centro de ataques dos nacionalistas irlandeses e centro religioso da população católica do país.
É aconselhável visitá-la apenas no período de verão, pois durante o resto do ano, a cidade é muito fria e chuvosa.


Principais Pontos Turísticos
Catedral st Mary
Castelo King John
Area do castelo Lane
Limerick Museum
Belltable Arts Centre
Parque Arthur’s Quay
Parque temático Celta
Lough Gur
Castelo Matrix
Castelo Glin


Malahide
Malahide é uma cidade turística do litoral irlandes, a 16km ao norte de Dublin, famoso pelo belíssimo Castelo de Malahide, a vila portuária, a praia pitoresca, as pequenas ilhas em torno e às atrações turísticas (diversos pubs e restaurantes para todos os gostos).
Para se chegar à Malahide basta um trem urbano que sai de Dublin, ou de ônibus. Aconselhável pra quem consegue ter um dia de sol em Dublin!


Principais Pontos Turísticos
Castelo Malahide
Parque de Malahide
Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário