TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

quinta-feira, 13 de maio de 2010

TURMOGOS E VÁCEOS

TURMOGOS



Os Turmogos (em latim: turmogi), Turmódigos (em latim: turmodigi), Tormogus (latim: Tormogus), Curgonios (latim: Curgoni) ou Murbogos (grego: Μούρβογοι) foram um povo pré-romano que habitava a Península Ibérica
Dos Turmogos pouco se sabe pois foram um povo com escassas referências históricas nas fontes clássicas, possivelmente pela sua pouca significância no processo da conquista romana.
As fontes existentes podem agrupar-se em:


Notíticas de carácter geográfico:
Geographiká de Estrabão;
Naturalis Historiæ de Plínio, o Velho;
Geographia de Cláudio Ptolomeu;
Itinerário de Antonino;
Anónimo de Ravena.



Citações secundárias no contexto das Guerras Cantábricas:
Epítome de Tito Lívio - Bellorum omnium annorum DCC Libri duo de Floro;
Historias de Paulo Orósio.
Também existe uma referência epigráfica, indirecta, recolhida no Corpus Inscriptionum Latinorum.
O resto dos dados pertence a evidências arqueológicas (necrópole de Miraveche e Monte Bernorio), epigráficas (CIL), onomásticas ou numismáticas (Seskisamo).





VÁCEOS




Localização aproximada dos Vacceos.





Os Váceos podem ser considerados como o primeiro povo com presença estável na Meseta Norte, segundo os documentos históricos.
A sua existência está provada pelo menos desde o século III a.C..
Políbio relata - ainda que não tenha sido testemunha direta - a tomada por Aníbal, em 220 a.C., das cidades váceas de Helmantica (Salamanca) e Arbucala (El Viso de Bamba, província de Zamora).






Origens e descendência étnica
Os Váceos são habitualmente considerados dentro do grupo dos Celtíberos, e a sua origem remonta ao substrato indígena ibero-ligur. Um complexo processo de evolução local, com a entrada de elementos procedentes de outras culturas, quer por consequência da incorporação de novos elementos étnicos ou pelos contactos com outros povos vizinhos, terá, como consequência, a civilização vácea.
Outras teorias mais recentes focam os Váceos como um povo de origem celta, pertencente ao grupo dos Belovacos, que se terão deslocado do Norte da Europa por volta do ano 600 a.C., juntamente com outros povos do grupo celta, como consequência da pressão exercida pelos Germanos, alcançando as terras do interior peninsular na primeira metade do século VI a.C., juntamente com outros povos, como os Arévacos (nome que se traduz para Váceos Orientais).

Um comentário:

  1. eu que pensava que os celtas tinham sido extintos, mas pelo visto ainda existem muitos descendentes deles... sera que existem fragmentos dessa cultura aqui no Brasil?

    ResponderExcluir