TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

sexta-feira, 30 de abril de 2010

ORGANOMECOS, PÉRSICOS E SELINOS

Orgenomescos
Os Orgenomescos eram uma tribo cantábrica estabelecida no Norte da Península Ibérica, entre o rio Sela, nas Astúrias, e a zona oeste da Cantábria. O seu nome advém do céltico org-no - golpear, matar, saquear - e mesk - loucura, bebedeira; pelo que se pode traduzir o seu nome para «os que se embriagam com a matança».


Pésicos
Os Pésicos eram uma fracção dos Astures transmontanos de origem Celta.
O território dos Pésicos ocupava o setor centro-ocidental do litoral asturiano: desde a base oriental do Cabo de Peñas, até ao limite ocidental de Valdés, e pelo interior até às montanhas da Cordilheira Cantábrica, ocupando, também, a margem esquerda do rio Nalón. Em textos dos séculos IV e VII, fala-se dos Pésicos como habitantes dos vales do rio Narcea. Esta redução do seu território poderia ser explicada pela origem do seu nome (paesici, do latim pasco = pastorar), que poderia significar "pastores". Este povo dedicar-se-ia ao pastoreio móvel (sazonal), no mesmo estilo de alguns criadores de gado alpinos ou escandinavos e, na península, dos vaqueiros de alzada asturianos. Se assim foi, o avanço das terras de cultirvo e da propriedade privada, propiciadas pelos Romanos, empurrariam os Pésicos contra os portos da montanha.

História
A paróquia asturiana de Pravia é considerada como sendo Flavium Avia que deve o nome a Vespasiano e que foi capital capital de los Pésicos. O rei Silo (sexto rei da monarquia asturiana, morto em 783) era de origem pésica e, crê-se, pode ter sido esse um dos motivos por detrás da transladação da capital de Cangas de Onís para Pravia.


Selinos
Os Saelinos, Selmas ou Selmares eram uma tribo dos Astures estabelecida ao Sul das Astúrias, próximo da zona de Pajares, com capital estabelecida em Nardirium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário