TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A CRUZ CELTA



O Significado da Cruz Celta
Algumas palavras-chave para melhorar a nossa compreensão do signifivado da cruz celta:
Transição
Saldo
Honra

Unidade
Temperança
Ascensão
Esperança
Vida
Navegação
Com a extinção dos antigos druidas, também desapareceram séculos de sabedoria oral acumulada sobre a maneira celta de pensar sobre sua fé e da sua percepção sobre o significado simbólico da cruz celta.
O que resta deste entendimento Celta chega até nós a partir dos escritos romanos (que, na melhor das hipóteses são tendenciosas).
Nós também podemos direcionar para os monges cristãos a compreensão sobre a fé dos celtas pois, estava a seu cargo transcrever grande parte de sua mitologia.
Mesmo aqui, nós vemos a liberdade religiosa da projeção e a grande suposição sobre a forma como os celtas exibiram sua fé.
Então, onde isso nos leva ao decifrar o significado do símbolo de sua grandiosa fé?
Eu acho que é nossa responsabilidade mergulhar na energia coletiva dos antigos celtas e ressurgir com o nosso entendimento pessoal.
Nós também podemos meditar com os celtas.
A energia não reconhece tempo linear (os nossos cientistas validaram isso), então não há nenhuma razão pela qual não possamos ficar com os antigos celtas com a intenção de discutir, aprender, e observá-los.
Assim como as famílias se reúnem para compartilhar, creio que podemos sentar na mesa dos antigos celtas e trocar histórias em nossas meditações.
Passei um tempo pensando, lendo, observando e feito algumas festas estridente com os celtas, e esta página é um resultado dos tesouros que encontrei sobre eles, nadando nas suas águas energéticas.
O simbolismo da cruz celta (especialmente a cruz de braços iguais, em que cada protrusão é eqüidistante do centro e é o indicativo do desejo humano de conhecer e experimentar o mistério do desdobramento da vida.
Poderíamos dizer que o mistério pode desdobrar-se em um padrão de 4 vezes em que os braços da cruz oferecem quatro maneiras de ascensão, um convite para conhecer-lo objetivamente:

Self
Natureza
Sabedoria
Deus / Deusa

A cruz é também um símbolo que representa o ponto de encontro das energias Divinas.
No centro da seção transversal (ilustrado abaixo) é a pedra de toque energético, onde a concentração de poder cósmico reside (simbólico).


Se cada braço da cruz simboliza uma filial da sabedoria superior, e se houver um símbolo de cerco para representar a unificação destes quatro elementos, então o centro da cruz será um ponto focal que é o nosso destino espiritual.
Na verdade, devemos meditar sobre a cruz celta, relaxar no centro dela ( as nossas energias começam a aflorar por dentro ) e centralizar esta experiência emocionante da unidade. Tente isso. A sensação de unidade, a integridade e a unidade é palpável.
A cruz celta significa que também pode representar a navegação.
Na verdade, podemos olhar para a cruz como um símbolo da bússola, guiando-nos através de um mar espiritual.
Nesta analogia, a cruz pode servir como um indicativo estável, que sempre nos leva ao nosso “verdadeiro norte”.
Aqui estão algumas formas de navegação que a cruz celta oferece:

Navegação Espiritual:
Quando nos encontramos atirados pelo mar tumultuado da vida, o atributo simbólico da cruz pode centralizar nosso foco e mover os nossos pensamentos na direção certa.
Ao afirmar o significado simbólico da cruz, nós ajustamos o nosso espírito em terra firme.
Caminhe com a cruz em sua mente, recontando as 4 armas espirituais do conhecimento mais profundo: Auto, Natureza, da Sabedoria e do Divino.
Isso pode colocar um vento espiritual suave por trás de nossas velas, e nos trazer de volta ao curso.

Navegação Cíclica:
A cruz celta pode significar também a transição das estações, e até mesmo marcar os quatro festivais celtas do fogo (Samhain, Imbolc, Beltane, Lughnasadh).
Estes eventos foram massivamente profundos para a os celtas e como eles definiram uma marca clara de transição.
Essas delimitações de tempo distintas proporcionaria estabilidade em um mundo incerto e em transição.
Cada festival solicitava atividades específicas associadas ao tempo de exercício em que caiu.
A cruz celta pode ter sido uma lembrança da passagem do tempo, a natureza transitória das nossas vidas, e um convite para saborear o sabor diferente a cada turno que a terra oferece.

Tempo de navegação:
A cruz celta não só poderia a marcar as quatro estações do ano (marcado por festivais celtas fogo), mas também poderia delinear o dia e a noite.
Se considerarmos a barra horizontal da cruz como um horizonte literal, a metade superior simbolizaria o nascer do sol, e a metade inferior o pôr do sol.
Isto seria particularmente relevante quando vemos um círculo ao redor da cruz - ficamos com a sensação de que a Terra é um astro, e o nascer do sol acima seu contorno (a cima 1 / 2 de semicírculo na cruz) e vice-versa.
Mas, dada a conotação espiritual da cruz, eu tenho uma mente para denotar um aumento e criação de consciência.
Por exemplo, visualize sua consciência divina como o nascer e o pôr do sol, com o centro da cruz como um ponto focal para o equilíbrio.
E sobre a barra vertical?
Intuitivamente, eu sinto que este representa o passado e o futuro, como o ponto central representa o presente.
O tipo Celta estabelece a direção noroeste como uma qualidade reflexiva (olhar para trás, lembrando) e uma qualidade para frente (previsão, olhando para o futuro) para o Oriente.
Podemos quantificar esta por sua observação do sol (no oeste), como um adeus ao dia.
Da mesma forma, o sol despontando (à Leste) seria um arauto da novidade, uma boa-vinda para o dia futuro.

Uma palavra sobre os círculos em volta da cruz:
Este elemento acrescentado na cruz celta traz o sentido de unificação, universalidade, integralidade e inclusão.
Com todas essas idéias poderosas que temos discutido neste artigo, é de bom senso espiritual não incluir todas as suas virtudes.
Essa inclusão pode ser simbolicamente representada circundando a cruz.
Estas são apenas algumas observações sobre o significado da cruz celta.
Como sempre, eu encorajo você a fazer sua própria investigação.
Simbolismo é como expressar o poder pessoal em vários níveis.
A cruz celta pode ser uma fonte de grande potência, mas não até que você torne isso pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário