TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O CICLO MITOLÓGICO IRLANDÊS

O Ciclo Mitológico Irlandês remonta as histórias dos antigos Deuses e as origens dos povos que dominaram a Irlanda. Os contos são centrados, principalmente, nos Tuatha Dé Danann (povo ou tribo da Deusa Danu).

Os principais contos deste ciclo são:

- O Livro das Conquistas - Lebor Gabála Érenn: narra toda a história mitológica da Irlanda, as invasões irlandesas e as diversas invasões celtas, desde a sua criação até ao século XI.

- O Livro de Leinster, do Flathiusaib Hérend: fala sobre os reis da Irlanda.

- O Livro da Bretanha - Lebor Bretnach: versão irlandesa da História da Bretanha, atribuída a Nennius.

- A Primeira Batalha de Magh Turedh: diz respeito à forma como os Tuatha Dé Danann tomaram a Irlanda dos Fir Bolg.

- A Segunda Batalha de Magh Turedh: narra como o Tuatha Dé Danann, tendo conquistado a Irlanda, caíram sob a opressão dos Fomorians.

- As Jóias dos Tuatha Dé Danann - Livro Amarelo de Lecan: as quatro cidades dos Tuatha Dé Danann: Failias, Findias, Goirias e Murias, onde eles aprenderam a sabedoria da magia e da ciência.

- A Sátira de Cairpre por Brès: fala sob o reinado de Brès, onde os Tuatha Dé Danann são postos à servidão.

- O Destino dos Filhos de Turenn: Lugh ordena aos filhos de Tuireann, como punição para o assassinato de seu pai Cian, recolher uma série de objetos mágicos e armas, que seriam úteis na segunda batalha de Mag Tuired contra o Fomorians.

- O Avanço dos Filhos de Mil da Espanha pela Irlanda: como os Tuatha Dé Danann passam para outra dimensão, após um encantamento conhecido como “féth fiada” (maestria das brumas - a invisibilidade), depois de serem derrotados pelos melesianos, descendentes dos Mil da Espanha, onde apenas três desses Mil sobreviveram: Eber Finn, Eremon e Amergin.

- Como Dagda Conseguiu seu Cajado Mágico: "Eu sou Aed Abaid de Ess Rúad, isto é, o Bom Deus da magia dos Túatha Dé Danann, Rúad Rofhessa e Eochaid Ollathair são meus três nomes."

- Como Oengus Ganhou o Brugh: sob a orientação de Lugh, Oengus ou Aengus, enganou o seu pai, Dagda, para ficar com as terras de Bru na Bóinne (Newgrange). Ele pediu ao seu pai, se poderia viver em Bru por um dia e uma noite, este termo, "um dia e uma noite" é o mesmo que dizer "dia e noite" e abrange todos os tempos. Assim, Oengus ficou com as terras.

- O Cortejo de Etain (Tochmarc Étaine): fala sobre a vida e os amores de Etain, uma linda mulher mortal do Ulaid e seu envolvimento com Aengus e Midir.

- A Destruição da Hospedaria de Dá Derga: relata o nascimento, a vida e a morte de Conaire Mor, filho de Eterscél, um lendário rei da Irlanda, que é morto por seus inimigos na hospedaria Dá Derga.

- O Sonho de Oengus (Aislinge Óenguso): Aengus conhece uma mulher em seus sonhos, vinda da terra das fadas, por quem se apaixona perdidamente.

- O Destino dos filhos de Lir (Oidheadh Chloinne Lir): Rei Lir casa-se pela segunda vez com Oifa, irmã de Ove, sua primeira mulher com a qual teve quatro filhos. Por ciúmes, Oifa lança um feitiço sobre as crianças transformando-as em cisnes brancos.

- A Adoção da Casa dos Dois Baldes de Leite (Altram Tige Dá Medar): Depois de sua derrota em Tailtiu e Druim Ligen, o restante dos Tuatha Dé Danann, seguindo os conselhos de Manannán Mac Lir, dispersam-se para os "sidhes", o Outro Mundo.

- O Conto de Tuan Mac Carill (Scél Túain maic Cairill): Tuan sobreviveu a praga que matou seu povo e viveu, então, através de muitas gerações sob uma série de metamorfoses, como um veado e uma águia, mudando, finalmente, para a forma de um salmão, onde é comido pela esposa de Cairill que lhe fez nascer novamente na forma humana.

- O Estabelecimento das Celebrações de Tara: Diarmait filho de Fergus Cerball, último monarca pagão a celebrar o ritual de Temrach, a festa de Tara.

- As Aventuras de Leithlin (Eachtra Léithín): no tempo de São Ciaran, ouviu-se falar sobre uma terrível tempestade. Leithin, a águia, foi convocada para descobrir o que houve naquele dia.

- O Falcão de Achill (Moí coire coir goiriath): Conversa em forma de verso, entre Fintan Mac Bóchra, conhecido como "o Sábio" e o Falcão.

- O Caldeirão de Poesia: durante o século VII, um poeta irlandês "fili" (vidente), compôs um poema sobre os mistérios do caldeirão da sabedoria, na tradição irlandesa.

- O Tratado do Ogham (Auricept n'an Ecces): lugar, tempo, pessoa e a origem do Ogham (Ogam).

- A Propriedade dos Nomes (Cóir Anmann): esclarece o significado e as associações de muitos nomes de pessoas da Irlanda.

- A Sabedoria das Mulheres (Bansenchnas): A Tradição da Mulher.

- O Métrico Dindshenchas: série de antigas lendas relacionadas à origem dos nomes dos lugares irlandeses. Desde o passado distante sobreviveu, principalmente, de boca em boca ao longo dos séculos. Compreende cerca de 176 poemas e um grande número de comentários em prosa, contos independentes, chamados de "prosa dindsenchas" é muitas vezes distinguido, também, como "métrico dindsenchas". A primeira revisão de texto encontra-se no Livro de Leinster, num manuscrito do século 12. Posteriormente, editado em quatro volumes entre 1903 e 1906, com uma introdução geral e índices publicados como um quinto volume, em 1935. São elas:

- A Sabedoria dos Lugares - Dindsenchas - Vol. 1:

Temair I, II, II e IV (Tara - a Colina de Tara (Teamhair Na Ri ", Colina dos Reis"), localizada perto do rio Boyne, é um complexo arqueológico que circula Navan e Dunshaughlin no Condado de Meath, Leinster, Irlanda).

- A Sabedoria dos Lugares - Dindsenchas - Vol. 2

- A Sabedoria dos Lugares - Dindsenchas - Vol. 3:

Cnogba (Knowth - antigo monumento em Bru na Bóinne no Condado de Meath, República da Irlanda, complexo de túmulos-passagem, sendo os outros, em Newgrange e Knowth);

Dubad (Dowth - túmulo neolítico, que fica no Vale Boyne);

Sláine (Slane - uma vila no Condado de Meath, na Irlanda);

Naas (Nás na Ríogh - vila de County Kildare, na Irlanda);

Boand I e II (Boand / Boyne - um rio na provínvia de Leinster, Irlanda, nome em homenagem a Deusa Boyne);

Rath Crinna (Crinna, filho de Conn, estava perto de Dowth e Bru na Bóinne).

Umall (a história refere-se a dois lugares separados, tanto no Connacht, a primeira perto Cong, County Mayo, na fronteira com o Condado de Galway e a segunda por Lough Arrow em County Sligo).

- A Sabedoria dos Lugares - Dindsenchas - Vol. 4:

Taltiu (Teltown - conhecido também como Taillten no Condado de Meath);

Bend Boirche (Dunseverick - aldeia situada perto do Giant's Causeway, em County Antrim, Irlanda do Norte);

Rath Mor of Mag (Rathcroghan - complexo de sítios arqueológicos perto Tulsk em County Roscommon, Irlanda).

- A Sabedoria dos Lugares - Dindsenchas - Vol. 5: Outros Lugares

Cualann Ath Cliath (Dublin - capital);

Tonn Clidna - Clidna's Wave (província de Munster);

Rockabill (ilha no Mar da Irlanda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário