TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A CARRUAGEM FANTASMA DE CU CHULAINN - Tradução (GOOGLE)

Patrick foi a Tam para fazer cessar a crença sobre o rei de Erin, que é, Loegaire, filho de Niall, que foi rei de Erin, no momento, pois ele não iria acreditar no Senhor, embora tivesse sido pregado a ele.

Loegaire disse a Patrick: "De maneira nenhuma eu vou acreditar em ti, nem mesmo em Deus, até clamares Cu Chulainn em toda a sua dignidade, como ele é registrado nas histórias antigas, que eu possa vê-lo, e que possa dirigi-lo a minha presença aqui, depois eu vou acreditar em ti.”

"Mesmo que esta coisa seja possível para Deus", disse Patrick.

Então veio um mensageiro de Deus para Patrick, e ele disse a Patrick que Loegaire deverá permanecer até o dia seguinte no cais do rath da TAM, e que Cu Chulainn apareceria lá.

Após o aparecimento de Cu Chulainn a ele em seu carro, Loegaire foi conversar com Patrick. Patrick disse a Loegaire:

"Algo realmente te apareceu?"

"Algo de fato apareceu para mim", disse Loegaire, "mas eu não tenho poder de relacioná-lo, a menos que tu queira assinar e consagrar minha boca."

"Eu não vou assinar a tua boca", disse Patrick, "até que eu tenho a minha procura. Vou, no entanto, fazer um sinal no ar para o que sai da tua boca, possa descrever a aparição e que foi mostrado para ti".

"Como eu estava indo", disse Loegaire, sobre a inclinação do Carro para o Morro do Fairy-montículo da Planície, no Planalto da Assembléia da planície de Mac Oc, eu senti o vento frio, como uma lança de duplo-farpado. Foi muito difícil segurar o cabelo em nossas cabeças, e através de nós para chegar à terra. Eu perguntei a Benen o sentido do vento. Benen me disse: “Esse é o sino de vento, após a sua abertura, antes de Cu Chulainn. "Vimos então o forte nevoeiro que caiu sobre nós. Perguntei também de Benen o significado do forte nevoeiro. Benen disse que a neblina era a respiração dos homens e dos cavalos que estavam atravessando a planície antes de mim.

"Então vimos um grande bando de corvos no alto acima de nós. O país estava cheio de pássaros, e na altura que chegaram as nuvens do céu. Eu perguntei de Benen sobre estes e ele disse que torrões foram levantados pelos cascos dos cavalos que estavam atrelados ao carro Cu Chulainn. Depois facilmente vimos as formas dos cavalos através da névoa, e dos homens no carro; um cocheiro no alto por trás deles, um espírito-chefe; cavalos que montou pelos caminhos.

"Eu observei após esta os dois cavalos, igual em tamanho e beleza foram eles, e só ao contrário da forma e cor, em rapidez, em simetria, em ação, igual. Gerais foram os cascos e largo das costas; em cores bonitas, em altura, em veemência, notável. Suas cabeças eram pequenas: grandes lábios, olhos brilhantes. Vermelho de peito, elegante e bem construído, eles renderam prontamente ao jugo, eles chamaram a atenção pela eminente dignidade dos seus movimentos, suas crinas e rabos pendiam em cachos.

"Por trás de um carro emparelhado o nível espaçado. Abaixo dele, duas rodas de preto sólidas; acima dele, dois simétricos, rédeas sobreposição, a sua empresa de poços e reta como espadas; as rédeas enfeitadas e flexíveis, a prata, o pólo branca com uma verga de bronze branco; o jugo, firme, sulcadas, e feito de ouro, o capô, púrpura, os acessórios, o verde.

"Dentro do carro de um guerreiro era visível. Seu cabelo era grosso e preto, e liso, como se uma vaca tinha lambido ele. Em sua cabeça seus olhos brilhavam rápidos e cinza. Sobre ele foi arremessado uma túnica de púrpuro-azulados, as suas fronteiras laçadas ouro branco. Foi apertada com um broche de ouro vermelho sobre o peito, que flutuava ao longo de cada um de seus dois ombros. Um manto branco de capuz penduradas sobre ele com uma borda de vermelho flamejante. Uma espada com um punho de ouro situada em um resto de suas duas coxas e na mão uma lança gama de cinza em um eixo de cinzas selvagens. Ao lado dele estava um dardo afiado venenoso. Sobre os ombros, ele usava um escudo roxo, rodeada de um círculo mesmo de prata, que lhe foram perseguidos loops-animal em ouro. Em sua boca uma chuva de pérolas parecia ter sido lançada. Mais negro do que o lado de uma cozinha em preto - cuspir cada uma de suas duas sobrancelhas, mais vermelho do que os lábios de rubi.

"Antes ele no carro foi o condutor do carro, um homem muito esguio, alto e magro, curvado, muito sardento. Muito cabelo encaracolado vermelho no alto da cabeça, uma banda de bronze branca na testa, que impedia o cabelo de cair sobre seu rosto. Acima de esferas de suas duas orelhas de ouro, em que o cabelo foi recolhido. Sobre ele tinha um manto alado pouco, com uma abertura em seus dois cotovelos. Ele tinha nas mãos um pequeno chicote de ouro vermelho com que ele insistiu em seus cavalos. Pareceu-me que era Cu Chulainn e LOEG, seu cocheiro, que estavam dentro do carro, e que era o Negro do Sainglenn era cinza de Macha que foram atrelados toit”.

"Podes crer em Deus, doravante, ó Loegaire", disse Patrick, "uma vez que Cu Chulainn veio conversar contigo?"

"Se fosse Cu Chulainn que eu vi, parece-me que ele ficou muito pouco tempo conversando comigo".

"Deus é poderoso", disse Patrick. "Era realmente Cu Chulainn, ele vai voltar e conversar contigo novamente."

Agora, eles ainda permaneceram no mesmo lugar, e perceberam o carro vindo na planície em direção a eles elaborada pelos seus dois cavalos. Dentro montou Cu Chulainn vestido como um guerreiro, e LOEG Riangabra Mac como seu cocheiro. Depois, em meados de ar Cu Chulainn realizaram vinte e sete proezas de habilidade acima deles. O ruído feito de Nine, que é a façanha de gato, a proeza de Cuar e, a façanha de Daire, a façanha-Blind das Aves, o salto sobre Poison, o Cama-dobradura de um Campeão Bravo, o fole de dardo , o curso com rapidez, o ardor de uma mensagem, Scream do herói, o Wheelfeat, o Edge-feat, a Apple - feito, e do barulho feito; a Subida por corda, o alisamento do Corpo de Spear-ponto, a vinculação Campeão de um nobre, o retorno de curso, e o curso com a medida.

Quanto ao condutor, a gestão das rédeas confunde todo o discurso: ele estava acima das evaporações e breathings dos cavalos.

Em seguida, Cu Chulainn foi para conversar com Patrick e cumprimentou-o, dizendo:

Rogo, ó Patrick Santo,
Na tua presença para que eu possa ser,
O que queres
Leva-me com teus fiéis,
Para a terra em que vives

Então ele se dirigiu ao rei assim: "Acredite em Deus e em Patrick santo, ó Loegaire, que a superfície da Terra não pode vir sobre ti, pois não é um demônio que veio a ti: é Cu Chulainn mac Sualtaim. Um mundo para cada campeão é a lei da terra, cada um silêncio é a dissimulação, a cada herói é terra, cada um santo é o céu: a da ordem dos demônios é ponderosa a tudo: o mundo de cada um é por sua vez, a tua caridade ".

Cu Chulainn foi silencioso, e Loegaire não falava.

"Quem carros, os homens de Breg, O Loegaire? Quem se senta suas inclinações? Quem vigia os Fords? Quem faz as suas esposas com fugir? Quem é que suas filhas amor? "

"O que é que a pesquisa para mim e para ti?", Perguntou Loegaire.

"Houve um tempo, ó Loegaire, quando era eu que costumava ir entre eles, que costumava ir à sua volta, que usou para mantê-los juntos. Eu era o campeão do pouco que eles usaram para o amor:
quem com espíritos elevados que se jogava cerca. Houve um tempo, ó Loegaire, quando era eu que costumava ir a seus ataques grande, que usou para estourar seus grandes competições. Eu era a batalha vitoriosa, alto-gritando, vermelho-wristed, ampla palmed, corajoso Cu Chulainn, que costumava ser na planície rica de Muirthemne. Acredite em Deus e em Patrick, O Loegaire, pois não é um demônio que veio a ti, mas o filho Cu Chulainn de Sualtam ".

"Se é Cu Chulainn que está aqui presente", disse Loegaire ", ele vai nos dizer de suas grandes obras".

"Isso é verdade, ó Loegaire", disse Cu Chulainn. "Eu era o destruidor de hostageship na recepção dos vaus do meu território, eu estava pesado de mão em heróis e grandes anfitriões. Eu costumava caçar os rebanhos frota de meus inimigos no rushries completa, e deixou os seus rebanhos vivo-morto nas montanhas, após o assassinato em combate a igualdade dos homens que estavam em cima deles”.

"Se tu que realmente recontas aqueles atos, os feitos de um herói que estava contigo, mas eles não foram os atos de Cu".

"Isso é verdade, ó Loegaire", disse Cu Chulainn.

Eu não era um cão de caça de tomada de uma fortaleza,
Eu era um cão de obtenção de um cervo:
Eu não era um cão de caça de um trotador proibido
Eu era um cão forte para combater:
Eu não era um cão de caça de lickings rodada de sobras,
Eu era um cão que visitou as tropas:
Eu não era um cão para cuidar de bezerros,
Eu era um cão de guarda Emain Macha.

"Se esses atos são como contas tu eles, os feitos de um herói estava contigo."

"Isso é verdade, ó Loegaire", disse Cu Chulainn: "os feitos de um herói estavam comigo."

Eu era um herói, eu era um líder;
Eu era o cocheiro de um carro grande;
Eu era gentil com a suave,
Mas contra desonra o fiz vingança.

"Eu não era o veneno da língua do meu território, eu estava o caixão de cada segredo para as donzelas do Ulster. Eu era uma criança com as crianças, eu era um homem com os homens. Foi para a correção que eu usei para o trabalho. Eu era bom, apesar de satirizar, eu era melhor para elogiar”.

"Se for Cu Chulainn que está aqui", disse Loegaire ", ele vai nos dizer uma porção de grandes riscos, ele arriscou."

"Isso é verdade, ó Loegaire", disse Cu Chulaiun.

Eu costumava caçar os seus rebanhos grande
Com Conchobar Hardy:
Foi em um território estrangeiro,
Eu costumava eis que cada vitória.

Joguei em respirações
Acima de vapor dos cavalos:
Antes de mim por todos os lados
Grandes batalhas foram quebradas.

Eu quebrei concursos
Sobre os campeões dos territórios:
Eu era a espada-herói vermelho
Após o assassinato dos Exércitos.

Eu quebrei-borda proezas
Sobre os pontos de suas espadas:
Cheguei seus despojos grandes,
Se fosse através de expulsões de fogo!

(As estrofes seguintes descrevem uma viagem na qual Cu Chulainn travou batalhas em Lochlann no norte, e matou um gigante. Ele continua:)

Uma viagem Eu fui, ó Loegaire,
Quando fui para a Terra do Scáth:
Dun scaith nele com seus bloqueios de ferro
Eu coloquei a mão em cima dele.

Sete paredes sobre a cidade -
Hateful foi o forte:
A paliçada de ferros em cada parede,
Em que foram nove cabeças.

Portas de ferro em cada lado
Não defesas fortes contra nós:
Eu batia-lhes com o meu pé,
E dirigi-los em fragmentos.

Havia um buraco no dun,
Pertencente ao rei, por isso é dito:
Ten estouro serpentes
Ao longo da sua fronteira, que foi um grande feito!

Alter que me atacaram,
Embora a vasta multidão,
Até fiz bits deles

Entre meus dois punhos
Havia uma casa cheia de sapos,
Que foram soltos em cima de nós;
Sharp, de bico de monstros

Que Dave meu focinho.
Dragão feroz, como monstros
Foram enviados contra nós;
Forte foram as suas feitiçarias

Alter que eu atacava;
Quando a corrida foi feita em mim,
Eu solo los em pedaços pequenos
Entre as minhas duas mãos.

Houve um caldeirão em que dun;
O bezerro de três vacas:
Trinta e juntas de carne em sua circunferência
Não eram uma carga para ele.

As vacas utilizadas para freqüente que caldeirão,
Delicioso foi o concurso;
Eles não iriam com ele em qualquer lado,
Até que o deixou cheio.

Havia muito ouro e prata em it -
Maravilhosa foi a localizar:
Caldeirão que nos foi dado
Pela filha do rei.

Os três vacas realizamos off -
Eles nadaram corajosamente para o mar:
Havia uma carga de ouro para dois homens
Para cada um deles no pescoço.

Alter tínhamos de vir sobre o oceano,
Que se espalhou em direção ao norte,
A tripulação do meu currach foi tragado
Pela tempestade feroz.

Alter isso eu flutuava-lhes
Embora fosse um perigo afiada
Nove homens em cada uma das minhas mãos,
Trinta e na minha cabeça.

Oito sobre meus dois lados
Agarrado ao meu corpo.
Assim, nadei o oceano
Até chegar ao porto.

O que eu sofria de problemas,
O Loegaire, por mar e terra: --
Ainda mais grave foi de uma única noite,
Quando o demônio foi irado.

Meu corpo pouco foi marcado -
Com a vitória Lugaid:
Demons levado a minha alma
Para o carvão vegetal vermelho.

Joguei o swordlet sobre eles,
Eu diria a eles o Bulga jogo;
Eu estava na minha vitória completa
Com o demônio em dor.

Grande como era o meu heroísmo,
Duro como foi a minha espada,
O diabo me esmagado com um dedo
Para o carvão vermelho!

(Cu Chulainn esforços para convencer o rei Loegaire a crer em Deus e Patrick, por deter sobre as penas do inferno, no qual estão mentindo os campeões do Ulster. Ele exalta o poder Patrick em ter conjurado-lo. Ele conclui:)

Embora a tua vida fosse um perpétuo
De terra, com sua beleza,
Melhor é a única recompensa no céu
Com Cristo, Filho do Deus Vivo.

Rogo, ó Patrick Santo,
Em tua presença, para que eu possa vir
Que queres levar-me com teus fiéis
Para a terra que tu guias aproximadamente.

"Acredite em Deus e Patrick santo, ó Loegaire, que uma onda de terra não pode vir sobre ti. Ela virá, a menos que crês em Deus e em Patrick santo, pois não é um demônio que tem vindo a ti: ele é filho de Cu Chulainn de Sualtam ".

Agora, essa coisa realmente aconteceu: a terra veio Loegaire; Céu foi decretado para Cu Chulainn. Loegaire acreditava em Patrick, em conseqüência.

Grande era o poder de despertar Patrick no Cu Chulainu depois de nove anos cinqüenta vezes no túmulo, ou seja, desde o reinado de Conchobar mac Nessa,-que é ele que nasceu em cobirth com Cristo até o fim do reinado de Loegaire, filho de Niall, eon de Eochaid Muigmedoin, filho de Mufredach Tirech, filho de Fiachra Roptine, filho de Cairbre Liffechar, filho de Cormac ulfada, filho de Arte Oenfer, filho de Conn dos Cem-Fighter, eon de Feradach Rechtmar, filho de Tuathal Techtmar, filho de Feradach Finnfachtnach, filho de Crimthann Niadnar, filho de Lugaid das listras vermelhas. E ele (isto é, Lugaid) foi um fosterson de Cu Chulainn filho de Sualtam.

(Sugira uma tradução melhor para o e-mail: hyllannavv@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário