TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

domingo, 2 de agosto de 2009

O COMEÇO DA LENDA


O Rei Arthur e Merlin

Há muitos anos, quando Uther Pendragon era rei de toda a Inglaterra, o país ainda estava dividido em muitos feudos e outras terras fortificadas, cujos senhores muitas vezes travavam guerras entre si. Dentre os que não acatavam a autoridade real estava o Duque de Tinagil, da Cornualha.
Uther Pendragon fez-lhe uma proposta de paz, e o duque veio até seu castelo para acertar os detalhes desse acordo. Levou consigo sua mulher, Igraine, que era muito bonita. Tão bonita que o rei se apaixonou por ela.
Antes que as negociações chegassem a um bom termo, o Duque de Tintagil notou a paixão de Uther por Igraine e , temendo enfrentar os cavaleiros do rei pela honra de sua mulher, resolveu partir com seus homens e Igraine. Quando o rei Uther soube da partida repentina do duque e da esposa, enfureceu-se e enviou mensageiros chamando-o de volta, dessa vez, sob grande ameaça: a negativa do duque deflagraria a guerra.
Ao receber a resposta de que o duque estava se preparando para resistir, o rei ficou completamente irado. Com seu grande exército sitiou o castelo de Tintagil.
Travou-se assim um batalha feroz em que muitos morreram de ambos os lados.
A resistência do duque e a impossibilidade de possuir Igraine aumentaram a ira de Uther Pendragon, que acabou adoecendo de raiva e de paixão.
Então, um de seus soldados partiu em busca de Merlin, o único homem que poderia acabar com a dor que afligia o coração do rei.
O Mago Merlin conhecia os mistérios do céu e da terra, da vida e da morte, dos homens e dos deuses.
Alguns o chamavam de feiticeiro; outros achavam que ele era um santo. Todos, porém o reconheciam como um dos homens mais sábios dos tempos imemoriais. Por isso o soberano mandou procurá-lo.
Merlin não tinha endereço certo. Dizia-se que vivia em no meio das neblinas de Avalon, uma ilha no meio de um lago, que abrigava um reino misterioso.
Era o antigo País das Fadas, uma região tão indefinida que suas fronteiras apareciam e desapareciam, recuando para mais longe à medida que a Inglaterra ia consolidando seu reino. Mas não era preciso ir até Avalon para achar Merlin: ele costumava aparecer nos lugares mais inesperados e, muitas vezes disfarçado.
Dessa vez o cavaleiro encarregado de encontrá-lo deparou com um velho mendigo, que lhe perguntou:
- Que procurais?
- Não é da tua conta – respondeu o cavaleiro.
- É, sim – disse o velho.
– Vós procurais Merlin, que sou eu. E se o rei jurar que me dará a recompensa que eu pedir, vou fazer o que a Vossa Majestade deseja. Volta para dizer isso a ele e avisa que não demoro.
Assim foi feito. O cavaleiro levou a mensagem a Uther Pendragon e , pouco depois, Merlin chegou ao palácio.
- Meu senhor, sei o que se passa em vosso coração e posso prever o que pode acontecer. Ajudarei Vossa Majestade a Ter Igraine, se prometerdes cumprir meu desejo: na noite em que deitardes com a duquesa, ela conceberá um filho que deverá ser-me entregue assim que nascer para que eu o crie e eduque.
Não foi difícil ao rei jurar a Merlin que assim seria feito, pois seu amor por Igraine era imenso.
- Pois então preparai-vos – prosseguiu Merlin.
– Porque esta noite o Duque de Cornualha tombará numa batalha e, antes que a notícia se espalhe, iremos ao castelo onde está a duquesa ; por artes do encantamento terás o aspecto e as feições de seu mais fiel cavaleiro. Ninguém nos reconhecerá, nem mesmo Igraine, que se deitará com Vossa Majestade sem resistir.
Tudo aconteceu exatamente como ele dissera. E assim que Pendragon e Merlin, disfarçados e irreconhecíveis, saíram do castelo de Tintagil em plena madrugada, chegaram os mensageiros com a informação de que o duque havia falecido muitas horas antes.
Naturalmente, a duquesa ficou espantadíssima por ter passado a noite com seu marido quando ele já estava morto. Mas não disse nada a ninguém e cobriu-se de luto como convinha a uma viúva.
Após algumas semanas, Igraine descobriu que estava grávida. Por isso, logo em seguida, quando recebeu uma proposta de casamento do rei da Inglaterra, concordou muito satisfeita: seria rainha e teria um pai para seu filho.
Como não queria esconder nada de Uther, a rainha sentiu-se obrigada a contar-lhe sobre o cavaleiro misterioso que a visitara na noite em que o duque morrera.
Satisfeito com a sinceridade dela, o rei confessou que fora ele o estranho visitante.
Igraine ficou aliviada e feliz ao saber que o pai do filho que esperava era o próprio rei.
Ele então mencionou a promessa feita Merlin, mas ela não deu a maior importância a isso. Porém, pouco depois, o velho mago veio ao castelo de Pendragon explicar seus planos.
- Senhor – disse ele - , a criança que a rainha espera será um menino e um grande rei. Será necessário educá-lo para ser o maio soberano de nossa história.
Uther Pendragon também se preocupava com isso e temia pelo destino da criança. Sabia que, se ele morresse, o filho correria um grande perigo, pois todos os seus inimigos tentariam eliminar o herdeiro do trono.
- Merlin, faze como achares melhor. Seguirei todos os teus conselhos. Quero que meu filho seja bem educado para suas funções, mas antes de tudo quero que sua vida seja protegida- respondeu o rei.
O sábio já tinha planejado tudo:
- Quando a criança nascer, virei buscá-la. Ninguém saberá onde o menino está, para a própria segurança dele. Apenas vós e eu. Um dos nobres desta terra, Sir Ector, é um homem bondoso, valente e justo, merecedor de toda a confiança. A mulher dele vai Ter um bebê na mesma época que a rainha e poderá amamentar o herdeiro do trono. Eu o levarei para Sir. Ector, que tem propriedades na Inglaterra e em Gales. Nós o batizaremos com o nome de Artur. Eo criaremos com carinho, em segurança, para que ele possa ser, um dia, um grande rei, digno de continuar vosso reinado.
Assim o pequenino Artur foi levado do castelo, enrolado num pano tecido com fios de ouro e entregue a um mendigo que esperava junto a porta dos fundos – o próprio Merlin.
E nas terras de Sir Ector ele cresceu, desconhecendo sua origem e o destino que estava a sua espera.

Retirado de:O rei Arthur e os Cavaleiros da Távola RedondaThomas Malory

Nenhum comentário:

Postar um comentário