TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

domingo, 19 de julho de 2009

PERSONAGENS

Morgana: Morgana era a irmã mais velha de Arthur. Filha de Igraine e Gorlóis da Cornualha.
Ela foi criada em Avalon como uma sacerdotisa, segundo as ambições de Viviane, sua tia, Morgana seria a próxima Senhora de Avalon, ela tinha a linhagem real e era muito aplicada à Deusa e aos seus ensinamentos. Mas, depois da Cerimônia do Gamo-Rei, onde Morgana foi dada ao seu irmão Arthur em nome da deusa, ela se aborreceu com Viviane e com o que foi obrigada a fazer e abandonou Avalon, indo morar com Morgause e depois foi para a corte de seu irmão.
Morgana também era apaixonada por Lancelot, mas este nunca a quis por ela ser sua prima e por ver em Morgana sua mãe Viviane.
Morgana armou o casamento de Lancelot, e, com isso, afastou-o de Guinevere se vingando de tudo que sofrera até então.
Morgana teve um filho com o rei Arthur (Gwydion ou Mordred) que depois de muito tempo voltou para Camelot e se tornou o conselheiro de Arthur até virar o grande herdeiro do trono após a morte do filho de Lancelot.
Morgana foi expulsa de Camelot depois de roubar a bainha mágica de Excalibur e jogá-la no lago sagrado. Ela não concordava com a transformação de Camelot num reino cristão e lutou com todas as suas forças para derrubar Arthur do poder. Ela fracassou em todas as tentativas dessa sua luta pessoal e perdeu com isso a amizade dos poucos que gostavam dela.
Acolon, um de seu consorte, morreu tentando derrubar o rei. Isso a deixou muito abalada e fez com que ela se exilasse em Avalon para a eternidade.
Morgana morreu velha em Avalon que se perdeu para sempre nas brumas.

Lancelot: Lancelot era filho de Viviane, o melhor guerreiro da Távola Redonda e o Mestre de Armas de Arthur. Ele mantinha vínculos com Avalon e sempre que podia visitava sua mãe. Porém, ele não seguia nenhuma das duas religiões da época (Católica e Wicca).
Lancelot não era um homem ligado aos cultos religiosos, embora pertencesse à linhagem real e tivesse a visão.
Ele era apaixonado por Guinevere antes mesmo desta se tornar rainha.
A sua vida sempre foi regada de vitórias em batalhas e campeonatos.
Era o mais valioso guerreiro do rei e o mais hábil domador de cavalos selvagens.
Lancelot casou-se tarde, com a filha do rei Pelinore e, com isso, se afastou um pouco do reino de Camelot e da rainha Guinevere, com quem mantinha encontros furtivos e a quem realmente pertencia o seu coração.
O seu romance com Guinevere foi descoberto pelos cavaleiros da Távola Redonda e depois disso, foi expulso do reino de Arthur e nunca mais voltou. Lancelot morreu velho no reino de seu sogro, o Rei Pelinore.








Uther Pendragon: Uther Pendragon foi o rei substituto de Ambrósio. Ele era o capitão da guarda de Ambrósio, não sendo herdeiro por direito, visto que não era filho do rei.
Com a morte de Ambrósio, Uther era o seu preferido e, por isso, foi o escolhido.
O novo rei foi leal ao seu povo e muito voltado para os combates já que era um ótimo guerreiro.
Ele se apaixonou por Igraine que até então era a esposa de Gorlóis, Duque da Cornualha.
Igraine também se apaixonou por ele e Merlim os ajudou a ter uma noite de amor enquanto Igraine ainda era casada.
Uther usou as roupas de Gorlóis e com um encanto todos acharam que ele, realmente era o Duque e entrou no quarto de Igraine para passar a noite com ela.
Desta noite surgiu Arthur o Grande Rei. Depois disso Gorlóis foi morto pelos homens do Rei e Uther pode então se casar com Igraine.







Igraine: Igraine era filha da Grande Sacerdotisa, irmã de Viviane (a Senhora do Lago) e de Morgause.
Ela foi treinada para ser sacerdotisa em Avalon assim como sua irmã mais velha, mas Viviane a entregou para Gorlois e este a fez sua esposa.
Ela teve uma filha de Gorlóis (Morgana), e depois teve um filho de Uther (Arthur).
Igraine enquanto esposa de Gorlóis ficou muito longe de sua fé e renunciou a visão (mais por raiva de ter sido casada contra a sua vontade do que por causa do afastamento de Avalon), e foi muito infeliz com este casamento.
Depois com Uther, ela se casou com o homem que amava e deu um herdeiro a ele.
Teve ótimos dias em Tintagel mas, sempre teve muita tristeza por não ter conseguido dar um filho que fosse legitimado o príncipe herdeiro, visto que, Arthur nasceu antes de Uther e Igraine constituírem matrimônio, e não poderia ser proclamado herdeiro com o consentimento do povo e de seus aliados.
Com a morte de Uther, Igraine foi viver num convento de freiras (ela já tinha, nessa época se entregado ao cristianismo), só saindo de lá na ocasião do casamento de seu filho Arthur.
Igraine morreu no convento, tendo ao lado somente Guinevere (a rainha) e clamando por Morgana.







O Rei Arthur: Arthur o rei é a personagem principal desta lenda, ele foi coroado aos 15 anos, após a cerimônia do Gamo rei, onde ganhou a Excalibur (sua espada mágica).
Existem duas versões para esta história, que serão contadas mais adiante.
Ele teve uma irmã (Morgana) e um irmão de criação (Caí). Sua mãe (Igraine), era filha da Senhora de Avalon e irmã de Viviane (Sacerdotisa atual de Avalon na saga).
Arthur criou a Távola Redonda onde todos os seus cavaleiros se sentavam à uma mesa redonda de forma que não houvesse ponta nem cabeceiras nesta mesa, reafirmando que todos eram iguais perante ao rei e perante ao Cristo.
Arthur traiu o povo das fadas ao negar a bandeira do Pendragon e instituir em Camelot a bandeira com a cruz do Cristo e a Virgem Maria.
Essa bandeira foi confeccionada por Guinevere sua esposa e Rainha de Camelot.
Arthur, após a mudança do reino de Tintagel para Camelot, com isso negou aos seus ancestrais, traiu o povo de Avalon e instituiu uma religião una em toda a bretanha, O Cristianismo.










A Rainha Guinevere Guinevere (ou Gwen): Ainda era uma moça quando se casou.
Ela foi aceita pelo rei sem ao menos conhecê-la, mais por causa do seu dote do que por qualquer outra coisa.
Gwen trazia consigo 100 cavalos de guerra pesados e 100 soldados para montá-los.
Arthur ao vê-la encantou-se pela moça que até as vésperas do casamento não conhecia, mas o coração de Gwen já era de Lancelot do Lago, o chefe da cavalaria de Arthur.
Gwen teve dias felizes em Camelot e em Tintagel, mas o seu amor proibido fazia com que uma angústia enorme acompanhasse a Rainha da Bretanha.
Gwen não era tão boazinha quanto parece, ela tornou-se uma mulher fria calculista e vingativa, deu forças para que Morgana se casasse com um velho rei e fez com que Lancelot tomasse ódio de Morgana.
Guinevere tinha muitos ciúmes de Morgana.
A rainha era também muito católica e fez com que Arthur trocasse a bandeira do Pendragon pela cruz do Cristianismo e com isso criou o início da decadência do reinado do seu marido. Guinevere também mantinha encontros furtivos com seu verdadeiro amor Lancelot.
A figura da rainha é retratada como a mulher que se impõe num regime onde ela não tem vez.
Guinevere e Morgana formam a espinha dorsal da trama, e desencadeiam todas as histórias que acontecem dentro do reino.
Guinevere é exilada mais tarde por Arthur devido a sua vida "indigna" com Lancelot.







O Mago Merlim: Merlim era um título dado ao sacerdote mais graduado na religião antiga.
O Merlim era o representante masculino da Deusa, ele, juntamente com a Sacerdotisa de Avalon, formavam o elo entre a magia e os humanos.
Taliesin foi o Merlim da Bretanha durante muitos anos, e teve duas filhas importantes no enredo da lenda:
Igraine (a mãe de Arthur) e Niniane (a Sacerdotisa de Avalon que substituiu Viviane).
Taliesin foi também o articulador e conselheiro do reino de Ambrósio e Uther Pendragon.
Já no reino de Arthur ele participou do início mas pela sua idade foi substituído por Kevin o Bardo.
Kevin era um homem com problemas fisícos, foi surrado por um cavaleiro na sua infância e com isso teve problemas para se locomover, ficando corcunda e manco, e com problemas nas mãos que não impediram de fazer valer do seu maior dom, a Harpa.
A bela voz também o acompanhava, mas Kevin era o melhor harpista de todo o reino de Camelot e empunhava a sua amada (a sua harpa) de uma forma peculiar, pois não tinha forças para erguê-la e por isso abaixava-se junto ao instrumento como que reverenciando-o por todos os belos sons que ele emitia.
Kevin era calmo e muito lúcido, e por vezes se mostrou até pouco radical quanto a sua religião para não ferir os propósitos maiores que era manter a religião pagã viva e não torná-la a mais importante da Bretanha.
Nesse período, os antigos já tinham a certeza de que a sua religião não era mais a dominante na região, mas que apenas continuaria viva e deveria se respeitada assim como a católica.
O papel do Merlim na trama a partir daí não era o de fazer magia e feitiços, mas sim de mostrar ao seu povo que ele continuava junto ao rei e com isso assegurar a paz entre o reino e os povos antigos, os tornando aliados incontestáveis.
O Merlim era um título e não um homem, é bom que isso fique muito bem claro.







Viviane - A Senhora de Avalon: Viviane é uma das grandes personagens da trama.
Ela é irmã mais velha de Igraine e Morgause. Viviane teve dois filhos, Lancelot e Balam. Lancelot se tornou o mestre de guerra de Arthur e Balam era um dos cavaleiros do Rei.
É a tia de Morgana e Arthur. Viviane é a fiel representante da Deusa, a Sacerdotisa de Avalon.
Ela ganhou muitas inimizades devido à sua devoção incondicional as suas crenças.
A primeira a se revoltar quanto ao seu modo de agir foi Igraine, que teve de casar com Gorlóis de acordo com a vontade da Deusa, e depois teve que se dar ao Uther antes mesmo de se tornar viúva para o concebimento de Arthur.
Viviane morreu pelas mãos do meio irmão de seu filho com o Rei Ban.
Ela esteve na comemoração de Pentecostes para requerer que Arthur continuasse fiel às suas promessas de respeito à religião dos povos antigos.
Balim, Cavaleiro do Rei, aproveitou-se disso para matá-la em frente a toda corte e sofreu as punições devidas a uma desonra à corte como essa. Balim foi morto por Lancelot em vingança a sua mãe, com o concentimento do Rei Arthur. Viviane foi enterrada em frente a um convento no memorial da Corte, a contra-gosto de Morgana que queria levar o corpo a Avalon para que ela recebesse as últimas saudações.

Um comentário: