TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

sábado, 4 de julho de 2009

MITOLOGIA CELTICA

Estudar o panteão celta é adentrar um mundo vasto e desconhecido.
Este panteão foi transmitido através das gerações de forma oral.
Eis, pois, o motivo real da dificuldade: a transmissão oral tem muitíssimas falhas.
A maior parte do conhecimento que se tem de tal panteão se deve principalmente à "ajuda", digamos assim, do imperador romano Júlio César.
Roma conquistou os povos celtas da Gália (atualmente França) depois de muitos anos de batalha. Para os romanos, os galos (celtas da Gália) tinham uma grande virtude,
a valentia, mas era só isso.
Eram vistos como seres primitivos que impediam a expansão do mundo civilizado (Roma).
É certo, portanto, estudar o que foi legado por Roma mas tendo sempre em vista
que os romanos não gostavam dos celtas.
Os relatos são, pois, cheios de exageros e preconceitos.
Os relatos mais fieis, entretanto, sobre a mitologia celta
estão presentes na literatura irlandesa e galesa.
A primeira vem desde o século VII, enquanto a segunda remonta do séc. XIV em diante.
Essa literatura (poesias épicas) vai versar principalmente sobre a Irlanda medieval,
"assim como a tradição artúrica derivada em Gales, Bretanha e Inglaterra".
Um observador mais atento verá rapidamente que as informações são limitadas pois só compreendem a zona ocidental do reinado celta.
"Felizmente, os ciclos mitológicos da Irlanda são extensos e estão pletóricos de incidentes.
A propósito, somente foi publicada metade das 400 narrações
que hoje em dia se sabe que existem.
Os estudiosos modernos dividiram estes relatos em quatro ciclos principais".
O primeiro ciclo compreende o povo da deusa Danann, os "tuatha de Danann".
A grande deidade deste ciclo é Dagda, filho da deusa sobrecitada.
Dagda possui um caldeirão mágico que tinha o poder de reviver os mortos.
Alguns mitólogos dizem que esse objeto é o protótipo do Santo Graal.
"Dizia-se que o Graal era o cálice do qual Jesus e os seus discípulos beberam durante a última ceia; também recolheu sangue que brotou da ferida de lança sofrida pôr Jesus na Crucificação".
O segundo ciclo retrata principalmente Cuchulainn, um dos vários heróis do Ulster.
Era uma espécie de semi-deus guerreiro protetor da Irlanda.
O terceiro ciclo fala das histórias dos reis lendários, que lutavam freqüentemente entre si, dando a oportunidade a Morrigam - deusa da guerra - de semear a morte nos campos de batalha. Morrigam era vista como uma ave e estava presente em tudo o que fosse verdadeiramente selvagem e maléfico nas forças sobrenaturais.
Os duelos entre os heróis celtas são contados no quarto e último ciclo.
São conhecidas as aventuras de Finn mac Cumhaill, líder dos Fianna,
grupo de guerreiros fortíssimos.
O panteão celta vai influenciar diretamente a cavalaria cristã.
"A Igreja medieval sempre se preocupou pelo Graal que, conforme se supõe,
José de Arimatéia levou à Grã-Bretanha.
No entanto, os clérigos pouco podiam fazer para esfriar o entusiasmo diante das narrações legendárias dos Cavaleiros da Távola Redonda.
Inclusive tiveram de aceitar o relato de acordo com o qual somente foi concedida a visão do Graal a sir Galahad em virtude de sua pureza".
O interesse por Artur e seus cavaleiros ainda existe até hoje.
O próprio cristianismo medieval estava banhado por lendas como as presentes no Juízo Final, ou nas histórias sobre o Anti-Cristo e ao culto da Virgem Maria.
"Parecia que somente o bendito grupo de santos mantinha à distância a multidão de magos. Embora os clérigos tenham apelado ao exorcismo como arma contra as persistentes artimanhas de Satã, a angústia pessoal pelo inferno explica
a popularidade do apócrifo Evangélico de Nicodemo (Acta Pilati),
que narra o triunfal descenso de Jesus aos infernos e a libertação de muitas almas cativas".
Deuses Celtas
Abnoba, Andrasta, Arduina, Balor, Balenos, Brigit, Bron, Cuchulainn, Dagda, Dana,
Épona, Fionn, Gonavonn, Ossian, Tricéfalo.

Abnoba
Deusa da Floresta negra (Forêt-Noire, Schwarzwald).

Andrasta
Deusa guerreira. Aparece com a rainha Budica. Tinha um esposo que foi identificado com Marte, o deus da guerra romano.

Arduina
Deusa de Ardennes. Foi identificada pêlos romanos como Diana, a deusa da caça.


Balor
Gigante irlandês de "mau olho"; tinha as pálpebras caídas sobre os olhos e era mister um forcado para erguê-las; seu congênere gaulês chamava-se Yspaddaden.



Balenos
"O Brilhante" ou "Aquele Que Reluz", divindade que, pêlos romanos, foi identificada como o Apolo latino.


Brigit
Irmã do deus Oengus, o Cupido irlandês, divindade do amor. Brigit é uma deusa tríplice, a menos que haja três irmãs com o mesmo nome. É venerada pêlos poetas, ferreiros e pêlos médicos. Enquanto deusa das estações do ano, seu culto se celebrava no primeiro dia de fevereiro, dia do Imbolc, a grande festa de purificação.


Bron
O deus marítimo Llyr teve dois filhos: Bron ou Brân (Bron é irlandês e Brân é gaulês) e Manannân ou Manawydan. Brân era um enorme gigante que nenhum palácio ou nenhum navio podia abrigar; atravessou a nado o mar da Irlanda para combater e destruir um rei e seu exército; estendido através de um rio, seu corpo gigantesco serviu de ponte para o exército passar. Possuía uma caldeirinha mágica com a qual ressuscitava os mortos. Harpista e músico, era o protetor dos fili e dos bardos. Rei das regiões infernais, lutou para defender os tesouros mágicos que o filho de Dôn queria roubar. Ferido pôr uma flecha envenenada, ordenou que lhe cortassem a cabeça, a fim de abreviar seu sofrimento; a esta cabeça decepada continuava a dar ordens e conversar durante 87 anos, que tantos foram necessários para levar o corpo à sepultura, uma colina de Londres. A cabeça cortada de Brân, voltada para o sul, prevenia a ilha de toda invasão;o rei Artur, imprudente, mandou exumá-la, tornando possível a conquista da Saxônia.


Cuchulainn
As aventuras de Cuchulainn (diz-se Cu-hu-lim) constituem a epopéia principal do ciclo heróico de Ulster. Ao nascer, chamava-se Setanta; era filho de Dechtiré, irmã do rei Conchobar, casada com Sualtan, o profeta. Seu pai verdadeiro, porém, era o deus Lug, mito solar dos Tuatha Dê Danann. Foi criado entre os demais filhos dos vassalos e guerreiros do rei. Com sete anos matou o terrível cão de guarda de Culann, chefe dos ferreiros de Ulster; vem daí o nome Cuchulainn, "Cão de Culann". O menino possuía uma força incrível e, quando dominado pela ira, lançava calor intenso e suas feições transformavam-se, pavorosamente. Algum tempo depois de matar o cão, massacrou três guerreiros mágicos gigantes, que tinham desafiado os nobres do Ramo Vermelho (uma milícia ou ordem primitiva de cavalaria de Usler, provavelmente). Depois, mandam-no para Scâthach, a Rainha das Trevas, epônima da ilha Skye, onde conclui sua educação. A feiticeira ensina a ele a arte da magia. Antes de voltar para casa, decide matar uma inimiga de sua professora, a amazona Aiffé, uma mortal. Não só a derrota mas deixa-a grávida. Volta, assim, para Ulster, munido de armas prodigiosas. Pouco tempo passado, se apaixona pôr Emer (diz-se Avair), filha de Forgall Manach, mágico poderoso. Este não permite o relacionamento; Cuchulainn, então, rapta-a, depois de ter matado toda a guarnição e o pai da moça. Neste período é que as grandes batalhas e aventuras tomam lugar.



Dagda
O "Deus Eficaz", é o nome pelo qual era chamado o deus-chefe Eochaid Ollathair. Dagda era bom para tudo: dos mágicos é o primeiro e o mais poderoso, temível guerreiro, habilíssimo artífice e o mais esperto de todos quantos "possuem a vida e a morte". Possui uma caldeirinha mágica que pode alimentar todos os homens da terra. Chama as estações do ano tocando sua harpa divina. Veste uma túnica curta e traz na cabeça um capuz. É o senhor da vida e da morte, dispersador da abundância.

Dana

É a companheira de Bilé. A sua descendência chama-se Tuatha Dê Danann (tribos da deusa Dana).


Épona
"A Cavaleira" ou "a Amazona". É representada sempre a cavalo, sentada de lado, como as amazonas do século passado; na cabeça trás um diadema; ao seu lado vê-se uma jumenta ou um poltro, que, às vezes, é alimentado pela deusa. Seus atributos eram a cornucópia, uma pátera e frutos. Presidia, também, à fecundidade do solo, fertilizado pelas águas.


Fionn
Chefe dos Fionna de Leinster, o herói Fionn ou Fionn mac Cumhail é o fanfarrão que mata monstros também sendo um mágico. Vive de aventuras, é desconfiado e astucioso. É filho de Ossian e avô de Oscar; são seus inimigos Goll e seu irmão Conan. Seu nome significa "Branco" ou "Louro". Morreu em uma batalha, em Glabra.



Govannon
O nome é bretão; a forma irlandesa é Goibniu e significa "ferreiro". Este deus é o Vulcano das tribos celtas insulares; fornece armas aos membros do clã e aos aliados. Consideram-no, na Irlanda, o arquiteto das altas torres redondas e das primeiras igrejas cristãs.


Ossian
Era filho de Finn. É, certamente, o mais importante personagem do ciclo feniano ou de Ossian. Quando foi da derrota de Gabara, escapou graças à deusa-fada Niamh, que conduziu sua barca de vidro para Tiranog, o paraíso céltico. Passou lá 300 anos de juventude, enquanto o tempo e os reinos (e os reis) passavam na terra. No fim desse tempo quis retornar à face da terra. Niamh lhe confia a montaria mágica que ela mesma usava, recomendando-lhe que não pusesse o pé em terra. Ossian, entretanto, cai da montaria e bate no solo terrestre e quando ergue-se, custosamente, era um velho fraco e cego.



Tricéfalo
É um personagem com três cabeças ou com três rostos. Em uma estela encontrada em La Malmaison o Tricéfalo domina o par divino formado pôr Mercúrio e Rosmerta. Era apenas uma representação do deus que os romanos identificaram ao seu Mercúrio. A multiplicação das cabeças seria a forma prática de multiplicar o poder da divindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário